Saiba mais

Sobre o APC

O Aeroclube do Planalto Central é o maior aeroclube de planadores do Brasil em número de aeronaves disponíveis para seus associados.

O Aeroclube do Planalto Central, fundado em 1994, localiza-se na cidade de Formosa-GO, 80 km a nordeste da capital federal, suficientemente distante do tráfego aéreo do Aeroporto Internacional de Brasília, o maior da região, de forma a permitir a prática do esporte do Voo à vela sem restrições de altitude.

O Aeroporto de Formosa fornece uma boa infraestrutura, com pátio para estacionamento de aeronaves e pista asfaltada de 1400 metros. Isso é um importante fator contribuinte para a segurança nas operações de voo do aeroclube. Além disso, o clima na região do Planalto Central é favorável à prática do voo à vela, o que garante voos de grande duração e distância. O Aeroclube ministra os cursos de Piloto Privado de Planador, Instrutor de Planador e Piloto de Rebocador.

Com sua já longa tradição, o APC encontra-se em posição de destaque no volovelismo nacional e mundial. Dos vários pilotos que já representaram o aeroclube, destaca-se Cláudio Blois, recordista mundial de velocidade, no World Class, por duas vezes (recorde homologado pela FAI/IGC em 1998 e em 2006).

O voo à vela é, sem dúvida, uma das formas mais emocionantes da aviação. Os pilotos de planadores desfrutam da forma mais pura e livre de voar, com nada além do som do vento e confiando em suas habilidades para extrair a energia necessária da natureza. Oferece um desafio para pilotos antigos e novos e pode ser o melhor começo de uma carreira na aviação.

Veja nas palavras de Gislaine Carneiro Campos Reis o sentimento do voo em um planador!

PARALELOS

Voar é se sustentar no ar, na imensidão azul. Esse voo também pode ter uma compreensão metafórica no sentido de se mover pela vida à procura do melhor planeio, da melhor forma de se viver e de se integrar segundo a extensão ilimitada de nossa alma.

O voo a vela se revela um intrigante exercício de navegação de nós próprios.

Primeiro, o intenso trabalho em equipe que nos remete à inafastável convivência com nosso eu social, com o respeito das diferenças, dos ritmos, dos desejos e com a necessária compatibilização de tudo para um objetivo comum e, afinal de contas, prazeroso.

Depois a decolagem para todas as possibilidades que a existência nos apresenta, para o desconhecido horizonte e, claro, com o auxílio daqueles com quem podemos sempre contar.

Agora o desligamento e tudo se resume ao som do romper do vento e do palpitar do coração indicando que estamos vivos e prontos para todas as condições que a vida nos revela. Só o espaço, um planador e uma vontade imensa de que tudo dê certo e aí vem a melhor parte.

De repente uma térmica e claro, uma sensação inebriante de prazer e ao mesmo tempo o desespero de extrair ao máximo tal sensação como se o mundo pudesse, naquele minuto, acabar feliz. Em seguida uma descendente inexplicável, muito forte e a vontade de desistir, de acabar com o sofrimento com um simples pouso imediato e partir para outra tentativa, quem sabe outro dia…

Daí a luta entre simplesmente desistir dos objetivos, se prostrar diante das dificuldades da vida e, ao contrário, seguir em frente, com otimismo, com raciocínio com garra, sopesando as condições climáticas, físicas e mentais à caça por outra térmica mais à frente mesmo sabendo que ela pode não existir.

Planar é medir os limites das nossas próprias forças emocionais diante das circunstâncias do tempo e viver nada mais é do que atravessar a extensão de curto tempo à busca da felicidade e equilíbrio interior.

Planar é exercitar o enfrentamento das angústias com as descendentes, das frustrações diante da ausência de estradas de nuvens, da expectativa do incerto, das alterações impostas pela natureza, da efemeridade ou não de uma térmica. É estar verdadeiramente diante do controle das emoções. É se ver sozinho para, com todo o tempo do mundo ou sem nenhum, tomar decisões e as melhores possíveis. É se ver diante da possibilidade real do findar, do deixar tudo para trás. E valeu a pena até aqui?

Planar é se dar de presente em alguns minutos ou horas a chance de se tornar melhor como pessoa assumindo o comando total da própria vida, terminando tudo com um pouso perfeito !

Voo de Planador sobre Formosa (GO)