MGSO

O Manual de Gerenciamento de Segurança Operacional (MGSO), é parte integrante do  Sistema de Gerenciamento de Segurança Operacional (SGSO) e foi elaborado para estabelecer os parâmetros necessários para o cumprimento da Resolução ANAC nº 106, de 30 de junho de 2009.

Ele estabelece uma política de segurança operacional e seus objetivos estratégicos, definindo uma estrutura organizacional e os responsáveis pela segurança operacional de nossas atividades.

Trata-se, pois, de um documento fundamental para que os objetivos para a implantação e manutenção da Segurança Operacional do Aeroclube do Planalto Central sejam atingidos e, desta forma, manter-se dentro dos mais elevados padrões de segurança.

Gerenciamento do Risco

O gerenciamento de riscos tem como objetivo orientar a alocação equilibrada dos recursos para o controle racional dos riscos que afetam as operações de uma organização. Fazer um gerenciamento de riscos não é tão complicado como parece!

No contexto da aviação, o gerenciamento de riscos é o processo mais importante para manter a segurança das operações em um nível aceitável.

Existem muitas maneiras de identificar perigos, porém, para ter sucesso é necessária uma visão ampla e um olhar atento para buscar encontrar tudo aquilo que pode comprometer a segurança das operações.

Visando auxiliar o trabalho de gerenciamento dos riscos, criamos uma planilha que poderá ser baixada e, então, trabalhada para identificar os riscos e estabelecer ações mitigadoras a fim de garantir uma operação segura.